Eu sofri bastante para aprender estas 10 regras, e espero que você não passe pelo mesmo.

Quando larguei tudo, emprego, faculdade, renda mensal e a estagnação para me tornar um Trader, algumas pessoas me contaram cada uma delas (da maneira mais rude possível), e eu sou muito grato por isso!

Então, resolvi fazer um resumo para você que pretende, assim como eu, jogar tudo para o alto em busca de um sonho: viver da Bolsa de Valores.

1- Viver de mercado financeiro é difícil? Quase impossível!

investidor deve saber

Quantos Traders profissionais você conhece? Um, dois… Nenhum? Pois é meu amigo, se fosse fácil, teríamos mais investidores que areia na praia. Essa é a profissão dos sonhos, sem horários, sem chefe, sem cobranças… Certo? Bom, é aí que a maioria se engana.

  • O horário vai além do pregão (abertura as 09h e fechamento às 18h15). E você vai precisar de todo o tempo que puder dedicar. Deve chegar cedo, marcar pontos, ler notícias, estudar o mercado, observar o leilão e, no fim do dia, refazer tudo isso, além de rever seus trades (por isso a importância de gravar sua tela), e tentar entender seus erros e acertos diários.
  • Sem chefe? O mercado é o seu chefe!  É ele quem vai dizer se você pode ir almoçar, se pode viajar, tirar férias, e até mesmo ir ao banheiro.
  • E a cobrança? Maior impossível meu amigo, e sabe quem vai te cobrar? Você mesmo!

2- Quase impossível… Quase!

investidor deve saber

Com esses três “E’s”, você vai conseguir vencer na vida de Trader. Basta esforço, entrega e estudo.

Só fui entender que é possível viver de mercado depois de entrar em uma Mesa Proprietária e conhecer várias pessoas que pagam suas contas com dinheiro do mercado de valores. A semelhança entre eles? Todos já perderam muito dinheiro e não desistiram!

“E foi só agora, aos 24 anos, que fui entender o que é estudo de verdade.”

3- Você vai perder dinheiro ouvindo os outros, mas vai perder muito mais não ouvindo ninguém!

É inevitável e impossível não perder dinheiro trabalhando como Trader. Qualquer erro nessa profissão implica em perder dinheiro. E cá entre nós, tem coisa pior do que jogar seu dinheiro fora? Então esteja preparado, pois o aprendizado é caro!

O segredo é encarar as perdas como um investimento. Tente minimiza-las ao máximo e tirar todo o aprendizado possível. Quanto mais você aprende, mais caro fica!

O preparo mental é imprescindível. Tente reduzir no limete outras tarefas que lhe sejam estressantes, o trade exige demais mentalmente. O nível de stress é altíssimo, então esteja ciente disso e prepare sua cabeça para permanecer em paz. Recomendo, inclusive, acompanhamento psicológico ou aulas de meditação. Não há nada mais estressante do que lidar com dinheiro.

4- Você precisa investir em si mesmo.

investidor deve saber

Para se tornar um médico, engenheiro ou advogado, quanto tempo e dinheiro você investiria na formação? São anos e anos para concluir o básico, e depois, mais alguns anos para se especializar. Tudo isso custa dinheiro, muito dinheiro!

E então, você ainda acha que para ser um Trader é mais rápido, fácil ou barato?

“Assisti a três videos no YouTube e já estou pronto, vou abrir minha conta na corretora e começar a operar.”

Não meu amigo, as coisas não funcionam bem assim. Você vai investir muito tempo e dinheiro. Videos no YouTube, cursos on-line, presenciais e bastante especialização.

ATENÇÃO: O grande erro é encarar os cursos como “custos”, quando na verdade são seus melhores investimentos de aprendizagem para realmente se tornar um investidor. Uma renomada pesquisa indica que que são necessárias pelo menos 10 mil horas de prática em algo para se tornar um especialista. Pense nisso!

5- O mercado está em constante evolução, evolua com ele!

E isso vale para tudo na sua vida. A cada dia, as mudanças acontecem mais rápido, adapte-se a elas, ou você será carta fora do baralho.

O mercado financeiro é cruel. Os ativos mudam seu padrão com muita frequência, um papel que tinha comportamento X, em segundos passa a ter Y. Isso vale para ações, opções, futuros ou qualquer outra coisa.

Além da mudança dos ativos, temos a introdução de novas tecnologias.

  • Há 15 anos atrás, por exemplo, ainda existia o pregão ao vivo.
  • Há 25 anos, nem sonhávamos em ser sócios de empresas ao clique de um botão.

O investidor que não evoluiu e acompanhou essas mudanças, ficou fora do jogo. E você sabe… quanto maior a altura, maior a queda.

Essas alterações não são apenas na tecnologia e inovação do Modus Operandi. É crucial adaptar-se às mudanças sutis que alteram completamente o jogo.

Você que pretende tornar-se um operador de ações, entenda: Um ativo tem um determinado comportamento numa faixa de preço. Agora, este papel está um real mais caro. Pronto, tudo mudou!

A mudança de preço de uma ação impacta diretamente no comportamento dos investidores, e isso, muda a maneira de operar.

Portanto, não há estratégia infalível nem SetUp mágico… Em outras palavras: Petrobras a 8 reais é um jogo completamente diferente de Petrobras a 15 reais!

Adapte-se ou caia fora!

6- O stop é o seu melhor amigo.

investidor deve saber

Depois da roda, a melhor invenção do homem foi o stop! Seja Stop Gain ou Stop Loss.

O Stop significa um limite. E isso é tudo que precisamos na vida, limites.

Se você não respeita, ou se acha muito bom para respeitar um limite, saiba que um dia isso vai lhe custar caro. Eu já vivi isso na pele. Todo trader já viveu um grande Loss por não aceitar o Stop.

É como 2 + 2, meu amigo.

Acostume-se a não stopar uma operação errada para ver o que acontece. Dará certo várias vezes, mas bastará uma escorregada e você está quebrado!

O Stop Loss é a proteção que blinda seu patrimônio. Sem ele, você pode entregar frutos de um mês em um dia.

Não confunda uma operação perdedora como “calor” do mercado, não é assim. Eu só estou vivo até hoje porque aprendi a utilizar e respeitar o stop, e isso nos leva ao 7º ponto.

7- No início, trata-se de sobreviver.

Mais uma vez, esqueça fazer dinheiro! É duro falar e/ou pensar isso, mas esqueça ganhar dinheiro por um bom tempo. Voltando a analogia com as profissões tradicionais…

Você precisa de anos para concluir a faculdade, arrumar um emprego e começar a ganhar algum dinheiro. Por quê no mercado financeiro seria diferente? Não venha achando que com um mês e dois cursos à distância na bagagem você vai ganhar grana. Esqueça o fator monetário.

Ser Trader é um exercício de humildade, todos os dias! Todos os grandes profissionais da área começaram pequenos, bem pequenos. Estou falando de 100 ações. Um Lote. Estou falando de um mini-contrato de Dólar.

Comece desrespeitando o mercado que ele logo te mostrará quem manda!

Se você opera valores pequenos, uma perda pode doer, mas tente o mesmo com lotes desproporcionais ao seu capital. Você já sabe o fim, não é?!

8- O mercado não aceita desaforo.

Ele simplesmente não aceita, entenda. A todo momento ele está ali pra te mostrar quem manda.

Você é apenas um investidor pessoa física que juntou um dinheirinho suado para tornar-se autônomo e seguir seus sonhos. No mesmo barco estão bancos nacionais e internacionais, além de fundos que comandam valores maiores que dez dígitos (BILHÕES). Somos um grão de areia…

Como eu disse, o mercado é um exercício diário de humildade.

Lembre-se, você é um price-taker. Você absorve o que os grandes (Price-Takers) quiserem e tenta ganhar algo com isso.

“Os tubarões comandam o jogo. Nós, pequenos peixinhos, seguimos os tubarões nos alimentando das migalhas”.

Mas não se engane, peca-se por excesso e por omissão. Omissão é uma característica que não queremos e não devemos ter.

O mercado financeiro preza o arrojo. Você deve respeitá-lo, mas também, desafiá-lo nas horas certas. Só assim se faz dinheiro de verdade. Aqui, você é premiado pela sua coragem nas horas certas.

9- É do topo da montanha que a queda dói mais.

Não existe investidor de sucesso o bastante que não possa quebrar.

Estamos em um mercado de risco e somos uma espécie de apostadores, e isso implica em perdas. Aceitar pequenas e incômodas perdas, repensá-las e evoluir, é tema recorrente na vida de um investidor vencedor.

Incapacidade de assumir e persistir no erro é característica de um investidor fadado ao fracasso.

Essa insistência em não aceitar o erro é traiçoeira. Ela pode te ajudar diversas vezes, mas basta uma falha para te banir do mercado.

“Um erro já é suficiente para perder todo seu castelo. Não importa o quão pequeno ele seja!”

Todo trader vencedor já passou por fases ruins, mesmo depois de atingir a alta-performance, isso não é vergonha. Na verdade, é uma virtude.

Reconhecer o erro é o primeiro passo para evitá-lo.

10- Consistencia, essa é a palavra para o sucesso!

Por fim, chegamos ao ápice!

investidor deve saber

Seja consistente meu amigo. Sempre consistente.

Não importa o tamanho de suas operações e quanto dinheiro elas envolvem, para dar o próximo passo, sempre se pergunte: “Eu tenho consistência para poder evoluir e encarar um desafio maior?”

Essa é a chave do sucesso. Aquele Trader que tem no resultado final vários dias positivos, alguns no zero a zero e muitos poucos dias ruins, é um vencedor!

Consistência é conseguir ser mediano até nos dias ruins e, para isso, ter uma gestão de risco é fundamental.

Não adianta almejar um ganho de 10 se você se dispôs a perder 100. O Pay off (Relação risco retorno) não fecha.

Se você se acostuma a vencer muito e perder pouco o sucesso é temporário. Acostume-se a arriscar muito, com um risco-retorno descontrolado, tenha sucesso num primeiro momento e entregue tudo e mais um pouco logo depois.

Conclusão

Como é de se esperar, mesmo com pessoas me cantando esses erros, eu os cometi. E ainda, por diversas vezes, cometo vários.

É um luta diária de disciplina, um jogo contra você mesmo, every f$%#@!g dayAinda me exercito e tento me tornar um Trader consistente, pois essa é a palavra para o sucesso.

Consistência é tudo!  (Esse pode ser uma espécie de 11º mandamento)

Espero que o texto tenha sido-lhe útil. Acredite, quando a vida ensina, é bem mais duro.

Não desista e mantenha a cabeça erguida. Disciplina, paciência, resiliência, humildade e muita prática são a fórmula do sucesso.

“No Final, é você contra você mesmo!”

*

E não esquece de deixar sua opinião nos comentários. Se você curtiu, deixe seu like, ele é muito importante para nós!

E para quem deseja aprender um pouco mais para viver a experiência na prática, cercado por outros profissionais do mercado, conheça os planos disponíveis para se tornar um Trader aqui na WM Manhattan.

Luis Fernando Roquette

About Luis Fernando Roquette

Investidor e Day Trader em mercado a vista e futuro desde 2015. Sócio na Triumpho Capital, auxilia grandes e médias empresas na revisão e recuperação de tributos e compliance previdenciário. Co-criador e escritor no portal Investidor Moderno.

2 Comments

  • Você é fera! Joga tudo e mais um pouco! Abraço

  • Avatar Marcelo Vasconcelos disse:

    Muito bom o texto, objetivo e direto….rsrsrsrs.
    Fácil eu já vi desde que comecei a estudar, que não é….mas me diga algo ou alguma coisa grande que vc queira ser, que seja fácil?
    Fui atleta durante 12 anos e todos os dias desses 12 anos era um começo, uma nova etapa, um novo desafio(no mercado penso o mesmo), então vou pro jogo porque é o que estou apaixonado e o que quero pra minha vida, e pode ter certeza que vou chegar lá….
    Bom….sucesso pra todos nós e quem sabe jaja estarei com a WM..

Leave a Reply