Parte da rotina diária de um Trader profissional é acompanhar o calendário econômico (principalmente dos EUA), e entender a relevância de cada um dos eventos e indicadores divulgados diariamente. Um dos dados mais importantes para o mercado financeiro é o “Nonfarm Payroll”, que será abordado nesse artigo para te ajudar a entender o porquê sua relevância.

Mas afinal, o que é o “Nonfarm Payroll”?

Mais conhecido apenas como “Payroll”, o “Nonfarm Payroll” é o termo em inglês que traduzido, significa “folha de pagamento não-agrícola” e é usado para se referir a qualquer trabalho, exclusos trabalhos agrícolas, autônomos não incorporados e empregos por domicílios particulares, organizações sem fins lucrativos, cargos militares e por fim, proprietários. O dado é divulgado pela “Bureau of Labor Statistics” como parte do seu relatório de situação de empregos nos EUA. O número indica a mudança no total de folhas de pagamento não-agrícolas em comparação ao mês anterior.

Porque esse relatório é tão importante para o mercado financeiro?

Além de informar ao mercado quantos novos postos de empregos foram criados em comparação ao mês anterior, servindo como um termostato da economia americana, o “Nonfarm Payroll” também contém outras informações importantes sobre os impactos da força de trabalho no mercado de ações, precificação da moeda americana e ouro. Responsável por aproximadamente 80% dos trabalhos que produzem todo o produto interno bruto (PIB) do país, para muitos, a saúde da economia americana é medida através desse relatório.

Entenda um pouco melhor o relatório

As estatísticas da folha de pagamento não agrícola também mostram quais setores estão gerando mais adições de emprego, concentrando-se em grandes ganhos e perdas. A lista de setores do relatório inclui serviços profissionais e empresariais, assistência médica, atividades financeiras, mineração, construção, manufatura, comércio atacadista, comércio varejista, transporte e armazenagem, informação, governo e lazer e hospitalidade. Essa divisão é frequentemente usada por analistas de ações para prever quais títulos e setores têm dados de lucros sólidos.

O relatório também contém o salário médio por hora e o crescimento salarial. O “Payroll” de cada mês pode incluir revisões de relatórios anteriores.

payroll

O que o Trader deve esperar em dias de “Payroll”?

Em dias de “Payroll” é importante que o Trader esteja preparado. A primeira coisa que deve ficar clara é que nós não apostamos em um possível cenário. Invariavelmente, aguardamos o mercado e entramos somente após uma definição clara dos grandes participantes. Se você não está confortável com a forma como o mercado está reagindo, o melhor é ficar de fora. Com a divulgação do dado, o reflexo imediato no mercado dura alguns minutos e com o tempo, normalizará e outras oportunidades irão aparecer.

Uma dica que recebi do Pedro Rabelo, CEO da WM Manhattan logo quando comecei a operar e até hoje tenho como a melhor dica para quem opera durante a divulgação do “Payroll”, é sempre aguardar o fluxo inicial e, ao identificar os primeiros sinais de uma inversão de fluxo ou exaustão do movimento, eu entro contra o mercado. Essa é uma operação com um excelente pay-off e o que pude observar é que no longo prazo me faz extremamente vencedor em dias de divulgação do relatório.

Gostou da dica? Tem uma forma diferente de operar no Payroll? Então deixe seu comentário em nosso post.

Sanzio Cunha

About Sanzio Cunha

Administrador com especialização em gestão de empresas. Trader de Futuros e Bovespa, é gestor da WM Manhattan e carrega consigo mais de dez anos de experiência com comércio exterior em mercados como China, Estados Unidos e França.

Leave a Reply