O Caminho para Consistência no Day Trade está em OUVIR e ESCUTAR.

Seja lá em que degrau do aprendizado que você estiver, lembre-se sempre: Os erros e desafios nunca deixam de existir. A maior ilusão daqueles iniciando no processo de fazer do day trade uma profissão é a de que aqueles em que ele se inspira não cometem mais erros e não enfrentam mais problemas. Por isso, nunca devemos parar de aprimorar nossos conhecimentos, conhecer novas ferramentas e estratégias (mesmo que para as descartar) e evoluir.

Erraremos sempre. Portanto nossa busca deve ser por aumentar cada vez mais o gap temporal entre os erros.

Aprendizado e Evolução Coletiva no Day Trade

Lembra que eu falei em um outro texto aqui sobre uma das coisas que me atraiu na WM Manhattan? Quando eu buscava pelo melhor educacional do mercado brasileiro percebi que o Pedro Rabelo, que eu já havia visto operar ao vivo diversas vezes, também cometia erros comportamentais durante as lives e não tentava esconder suas perdas e falhas.

Minha experiência na sala presencial também me mostrou isso. Ele não seria o único a me ensinar diariamente a enfrentar os percalços que o caminho até a consistência apresentariam.

Os próprios mentores do treinamento da WM frequentemente tiram alguma lição do contato com alunos que entraram ontem ou semana passada. Estamos desenvolvendo uma profissão no Brasil. E ela não te demanda nenhuma formação superior específica. Também não te obriga a puxar saco de superiores para crescer e chegar ao auge.

Ouça e Escute Conselhos Alheios (seja de quem for)

Conversando com os colegas, pude perceber que cada um enfrenta desafios diferentes no day trade. Cada um deles lida com problemas de formas distintas. O segredo para se dar bem nesse mercado é estar aberto a todas essas influências. Tentar evitar cometer erros que outros já cometeram e tentam te alertar. Por último, buscar entender as estratégias que outros utilizaram para enfrentar os desafios que você mesmo está enfrentando.

Entenda sempre: você não está enfrentando nenhum problema, comportamental ou operacional, que outros já não tenham enfrentado.

É difícil. Temos a tendência de não ouvir quando uma pessoa mais experiente tenta nos prevenir de algum buraco que ela enxerga que estamos prestes a cair. Ou que estamos caindo e não percebemos.

Muitas vezes já me disseram que eu estava cometendo um erro e resisti a perceber. Ou que algum comportamento que eu estava tendo poderia me levar ao buraco, por mais que estivesse funcionando temporariamente.

Podemos escolher não ouvir e efetivamente aprender a lição apenas quando efetivamente cometemos o erro, ou sentimos o fundo do buraco. O problema é que isso tem um custo. Já que vamos perceber o problema depois que o nosso bolso já percebeu e sentiu.

O Caminho para Consistência no Day Trade

Se tivermos a humildade de ouvir aqueles que só estão tentando nos ajudar e seguirmos o conselho daqueles que já passaram por isso antes, nosso caminho em direção a consistência no trade será absurdamente encurtado. Além disso, o tamanho do investimento que faremos no aprendizado será também menor.

Aqui no blog tentamos tornar públicas algumas das lições que aprendemos o tempo todo aqui na empresa. Estando constantemente em diálogo com outras pessoas buscando aprender o mesmo ofício que a gente. Aprender coletivamente é muito mais simples. Além disso, o convívio diário com outros traders é o maior diferencial do nosso treinamento. Justamente porque o curso teórico só nos entrega 10 a 20% daquilo que precisamos para nos tornarmos ganhadores nesse mercado.

O segredo está em lidar com nossas emoções. E é muito mais difícil fazer isso sozinho.

Confira no texto do Eduardo alguns dos erros comuns que o trader iniciante comete. Além de aprender como construir o mindset necessário para profissão.

Lucas Carvalho Ferreira

About Lucas Carvalho Ferreira

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, é investidor e day trader nos mercados de ações e derivativos desde 2017. Atua como professor na área de criptomoedas, na WM Educacional, e na produção de conteúdo da empresa.

Leave a Reply