Você é Trader? Já deve ter se deparado com isso:

Lembram-se que eu disse em um outro texto aqui que o caminho da consistência do trader está em OUVIR e ESCUTAR? No texto de hoje vou apontar alguns dos problemas pelos quais todos os traders passam. Esse é um texto escrito em colaboração com todos os traders que operam aqui em BH na WM. Já que conversei com cada um deles sobre os principais problemas e desafios que enfrentam no dia-a-dia operando o mercado financeiro.

Você com certeza já encarou ou vai encarar um ou mais desses desafios. O que vai mudar é o momento da sua trajetória e a intensidade com que eles vão te afetar.

Como trader, você nunca vai deixar de errar

Já falei isso no outro texto, mas é sempre bom repetir. Esses desafios não são os desafios do trader iniciante. São os desafios do profissional de mercado. Em qualquer fase ele esteja.

O que isso quer dizer? Se você conversar com um trader consistente ou se conviver com ele, verá que ele continua passando por esses problemas eventualmente. Você nunca chega em um ponto em que se torna infalível e não comete nenhum erro. A consistência está em distanciar cada vez mais os dias em que você cai nos buracos que a profissão colocará no seu caminho.

Anedota de um dia enviesado

Nos dias em que alguém chega confiante no escritório dizendo que leu o relatório da Pimco ou que viu na Valor que Trump tomará determinada decisão, presto bastante atenção. O risco de esse trader ficar enviesado a manhã inteira esperando determinada configuração do mercado motivada por aquela constelação de fatores macro todos alinhados é muito alto.

É muito importante estarmos atentos ao mercado, às notícias, à política, etc. Ficar atento no que está para além da tela nos dá diversos indicativos, mas nunca podemos esperar que seja uma obrigação do mercado seguir a nossa análise. Muito menos no nosso tempo.

Muitas vezes, inclusive, o mercado acaba realizando o movimento que esperávamos. Mas depois de já ter feitos vários outros movimentos que nos fizeram atingir o limite de perda do dia.

Apesar de os fatores macro e o comportamento dos mercados internacionais ter forte correlação com o que acontece nos ativos que operamos, devemos lembrar que existem vários outros players com interesses e necessidades diferentes que estarão fazendo as operações que precisam fazer.

Sempre posicionado

Alguns traders parecem esquecer que temos pregão todos os dias, durante 9 horas. Em nossa profissão é necessário ter muita calma. Sempre ouço alguém por aqui alertando um desses traders “sempre posicionados”:

Não operar também é operar!

O que isso quer dizer afinal? Algumas vezes o emocional nos consome e entramos em um trade logo após sair de outro. Seja porque acertamos, fizemos um belo trade e ficamos confiantes. Seja porque acabamos de stopar e estamos putos.

Invariavelmente, esse é um trade de baixa qualidade. O pior de tudo é quando ele dá certo e realizamos um ganho. Ser premiado pelo erro só vai fazer com que continuemos o repetindo.

Não estou dizendo que é impossível uma oportunidade aparecer logo após a outra. Eventualmente o alvo de uma operação era um ponto importante em que acontece uma inversão do fluxo e temos mesmo que realizar o trade já virando a mão. O problema é quando entramos no próximo trade por pura impulsividade.

Diversas vezes fui stopado e virei a mão frustrado, querendo consertar o erro anterior, pensando que se minha compra deu errado, é porque o mercado era vendedor. Há exceções, mas na maior parte das vezes estabelecer como regra que temos que esperar 30 segundos ou 2 minutos até considerar entrar em outro trade funciona.

Clique afobado leva o trader para o buraco.

A incapacidade de assumir que errou

Um dos erros mais comuns do day trader profissional é o tão falado “mérdio”. Esse é sem dúvida um erro polêmico. Muitos dirão que são vencedores fazendo médio. E não tenha dúvidas de que por mais que esse seja um daqueles problemas sobre o qual TODOS nos alertam, vamos experimentar! “Comigo vai ser diferente”

O mais complicado do médio é que ele vai funcionar. Vai te dar bons resultados por muito tempo. Vai te fazer pensar que encontrou o Santo Graal. “Como é que não tá todo mundo rico fazendo isso?”, você vai pensar.

Acontece que o médio te fará sair vencedor da operação na maior parte das vezes. Mas pode chegar aquele dia em que o médio te levará todos os ganhos que ele te deu (se não levar mais). Isso porque pode chegar um dia atípico do mercado em que você fará médio até não ter mais dinheiro na conta.

É importante no entanto destacar uma diferenciação: o chamado “mérdio” se configura quando você vai comprando mais abaixo do seu preço inicial, infinitamente, sem nenhum critério, chegando a ficar comprado com uma mão muito maior do que a de costume. É diferente do trader que tem como estratégia comprar em uma determinada zona de valor. Esse último está atento ao fluxo de ordens, entende as frequências em que o mercado trabalha, não desrespeita o gerenciamento de risco que determinou previamente e sabe stopar quando sua motivação se desconfigurou.

No próximo texto, continuo falando sobre outros desafios que são familiares a todos nós, não perca!

Lucas Carvalho Ferreira

About Lucas Carvalho Ferreira

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, é investidor e day trader nos mercados de ações e derivativos desde 2017. Atua como professor na área de criptomoedas, na WM Educacional, e na produção de conteúdo da empresa.

2 Comments

  • nicolas disse:

    Boa noite é um propósito de vida fazer parte desta mesa de traders aqui em bh, agradeço ao post sempre acompanho as novidades!

    • WM Marketing disse:

      Bom dia, Nicolas! Muito bom saber que nosso material está te ajudando! Continue nos acompanhando e planeje sua vinda, será um prazer tê-lo conosco.

Leave a Reply