Para que o investidor tenha sucesso no mercado financeiro, ele precisa desenvolver técnicas para avaliar ativos. Hoje vou falar sobre a Tape Reading. Existem duas formas de ganhar dinheiro no mercado: comprando barato e vendendo caro, ou vendendo caro pra comprar barato.

Tradicionalmente, duas técnicas são as mais estudadas nos cursos sobre mercado de capitais: análise fundamentalista e análise gráfica.

Análise fundamentalista

Tem como base para análise os fundamentos econômicos de uma empresa ou de um determinado ativo. Portanto são avaliadas questões de macro e micro economia, regulamentação, balanços e resultados da empresa, entre outros fatores. Por isso, através dela, o investidor consegue avaliar a saúde financeira da empresa e seu potencial para gerar valor no longo prazo. Desta maneira, o objetivo é encontrar um preço justo e compará-lo com os múltiplos negociados pelo mercado.

Análise gráfica

Baseia-se no histórico de movimentação dos preços. Por isso, através da análise dos gráficos o analista buscará encontrar regiões onde há maior presença de compradores (suportes) e regiões em que há maior presença de vendedores (resistências). Assim, o objetivo é identificar padrões de comportamento do preço no passado para basear a tomada de decisão, esperando que o padrão se repita no futuro.

Recentemente o Tape Reading (leitura de fita, na tradução literal) ou leitura de fluxo de ordens tem ganhado muito espaço no Brasil. Pode parecer algo novo, mas trata-se de uma técnica já utilizada há bastante tempo.

Alguns traders que vivenciaram o pregão viva voz brincam que, durante as negociações no pregão ao vivo, eles faziam o “face reading”. Ou seja, analisavam o comportamento dos operadores que estavam negociando naquele mercado para tomar suas decisões. Podemos separar os participantes do mercado financeiro em dois grandes grupos: price makers e price takers.

  • Price makers: são os “tubarões” de mercado, investidores institucionais, bancos, fundos de investimento. Ou seja, participantes com relevante poder de compra que acabam movimentando o mercado à medida que montam ou desmontam suas posições.
  • Price takers: são os participantes do mercado com menor potencial financeiro. Eles buscam se aproveitar dos movimentos dos grandes players para executar suas operações.

O Tape Reading consiste em tentar identificar a atuação desses grandes players. Uma vez que, com as ferramentas adequadas é possível identificar a tendência de movimento do preço gerado pela atuação desses participantes. Assim, identificada a força predominante, o trader se posiciona buscando se aproveitar do fluxo.

Algumas ferramentas são essenciais para a análise do fluxo de ordens.

  • Book de ofertas: no book de ofertas estão presentes todas as intenções de compra e venda para um determinado ativo. Do lado esquerdo do book estarão listadas as ofertas de compra e no lado direto as ofertas de venda. Por isso, é importante analisar no book de ofertas o tamanho das ofertas de compra ou de venda. Sua renovação, persistência e a forma com que essas ordens são consumidas ao longo do tempo.
  • Times and trades: o times and trades é, provavelmente, a principal ferramenta para a analise de fluxo de ordens. Porque nele estarão registrados todos os negócios realizados naquele ativo. Assim, é possível identificar a agressividade dos compradores ou vendedores.

Em algumas plataformas, também é possível configurar o times and trades para rankear as corretoras que mais compraram e mais venderam um determinado ativo em diversos períodos. Essa funcionalidade permite identificar a montagem ou desmontagem de posição de um determinado player num determinado momento.

É importante ressaltar que o ranking fará a soma da quantidade negociada pela corretora. Não quer dizer que existe apenas um player realizando operações por aquela corretora específica.

  • Volume at price: no volume at price é possível identificar os níveis de preço em que houve maior quantidade de negócios. Esses patamares de preços com muita negociação tendem a se tornar importantes suportes ou resistências. O racional por trás desse conceito é que, possivelmente, grandes players se posicionaram nesses patamares. O volume at price auxilia também na identificação de zonas de absorção e acúmulo.

tela configurada tape reading

Apenas uma ferramenta basta?

Com a análise da interação entre essas ferramentas, o Tape Reading busca rastrear o comportamento dos agentes que movem o mercado. O objetivo é contrastar as intenções de compra ou de venda com s negócios estão sendo efetivamente executados. Além disso, a interação entre esses grandes participantes do mercado deixará um rastro de atuação que nos auxiliará na tomada de decisão.

Apesar de essas ferramentas serem mais utilizadas para operações de Day trade, também é possível utilizá-las para fundamentar operações de prazos mais longos.

Uma das grandes vantagens da técnica de Tape Reading é o aumento da percepção do mercado, fato que direciona o trader na sua tomada de decisão. Além disso, disponibiliza através de suas ferramentas grande variedade de informações de forma instantânea.

Porém, a efetividade do Tape Reading também depende de estudos e prática para trazer os resultados almejados. É importante que o trader se empenhe, tenha paciência e disciplina até que os objetivos sejam alcançados.

Rafael Mendes

About Rafael Mendes

Formado em direito, com MBA em Gestão de Projetos e certificado pelo Sebrae em Análise e Planejamento Financeiro. Atualmente, é operador de dólar, índices e ações, além de responsável pela geração de conteúdo da WM e por auxiliar na área educacional.

Leave a Reply