Com certeza você já ouviu alguém dizer que é loucura investir na bolsa de valores, certo? Que é muito arriscado e tem gente que já perdeu tudo, como se fosse uma aposta. É comum, inclusive, ter na família algum parente que já passou por amargas perdas.

De fato, existem riscos para investimentos em renda variável, mas a realidade está longe de ser assustadora como parece.

Assim como em qualquer ramo de atividade, para operar na bolsa é preciso muito conhecimento, atualização constante e bastante disciplina. É preciso também manter o hábito de acompanhar diariamente o cenário político e econômico (e, se tratando de Brasil, policial).

No mercado financeiro, existem quatro possibilidades: ganhar pouco, ganhar muito, perder pouco e perder muito. Normalmente, as três primeiras opções são as mais corriqueiras. A fim de obter consistência no longo prazo, você deve procurar se limitar a elas.

Porém, a falta de estratégia e a falta de disciplina, normalmente acabam levando muitas pessoas a perder MUITO!

No dia a dia do trader, ele acaba se habituando a perder pouco, ou ganhar pouco. O intuito deve ser conseguir ganhar mais vezes e, algumas vezes, de preferência, ter ganhos acima da média. O difícil nessa história é se acostumar a perder. Compreender que pequenas perdas são normais e devem ser assimiladas. Normalmente, o que acontece quando não se aceita uma perda pequena é que ela acaba por se tornar uma perda bem maior.

Traders experientes relatam que as perdas foram suas maiores experiências e lições para que atingissem maturidade suficiente para lidar com a volatilidade do mercado e não se deixar abalar por isso. (Confira nesse link mais algumas dicas de como fortalecer seu psicológico).

Às vezes, perdas consideráveis são o gatilho necessário para um comportamento mais profissional e também para entender a importância da disciplina. Por vezes, somente o baque e o desconforto de perder valores consideráveis ensejarão uma mudança de comportamento.

Um exemplo de perda significativa com uma volta por cima é a história de André Moraes, atualmente analista da Clear Corretora e professor da Infomoney. André era engenheiro da área de construção civil e começou a investir na bolsa de valores em 2003, movido pelo interesse em análise gráfica.

Ele relata ter tido tanto sucesso no mercado financeiro, que em três anos, dobrou seu salário e abandonou a carreira de engenheiro para se dedicar somente à bolsa de valores.

Porém, em 2007, por uma falta de gerenciamento de risco, em um único dia ganhou R$25.000,00, mas perdeu R$50.000,00. Assumindo seu erro, e entendendo a importância do gerenciamento de risco, André enxergou a necessidade de buscar mais conhecimento a respeito do mercado.

Após se aprofundar nos estudos, em 2008 conquistou seu primeiro milhão através de ações da Vale, quantia essa que atualmente ele afirma ter, pelo menos, dobrado.

Uma das lições que André levou para  vida financeira é que no mercado ninguém tem sucesso sozinho, e que a observação dos riscos é a melhor forma de se entender as variações do mercado financeiro.

Algumas dicas que podemos dar, com a experiência vivenciada em uma mesa proprietária são:

Aceite os stops

Quando temos alguma perda no mercado financeiro, nosso primeiro pensamento é de recuperar o prejuízo.

Porém, é prudente que você considere que seu emocional pode estar abalado e sua percepção para identificar oportunidades fique comprometida. O mercado funciona todos os dias da semana. No dia seguinte, de cabeça fria, você terá mais chances de reverter os prejuízos do que tentando operar de cabeça quente.

Reflita sobre seu erro para aprender com ele

Ninguém gosta de perder. Diferentemente de outras áreas, o resultado dos erros no mercado financeiro aparece imediatamente. No entanto, como citamos acima, as perdas são grandes oportunidades de aprendizado para os traders.

Se você errou, procure entender o que o levou a esse erro, para aperfeiçoar sua estratégia e se lembrar dele antes de cometê-lo novamente.

Avalie constantemente suas estratégias

As estratégias devem lhe conferir vantagens estatísticas para realização de uma determinada operação. No entanto, o mercado é dinâmico. As condições econômicas estão em constante mudança e é preciso se adaptar a elas. É importante que suas estratégias sejam avaliadas periodicamente a fim de aprimorá-las e identificar as que mais se adequam ao cenário atual.

Prepare seu psicológico para novas perdas

Sim, parece complicado pensar dessa forma, mas seguramente você voltará a perder dinheiro na bolsa de valores. Grandes operadores, pessoas com vasta experiência no mercado consideram no seu planejamento que haverá dias de perdas. Porém, para que seja lucrativa a atividade, é importante que, nesses dias, as perdas sejam controladas, e que se tenha mais dias de ganhos. Gerenciamento de risco, planejamento financeiro e uma relação adequada de risco/retorno são fatores primordiais para se alcançar a consistência.

O sucesso no mercado financeiro está diretamente ligado ao controle psicológico daqueles que nele atuam. As habilidades psicológicas são fruto da experiência de cada um, e necessitam de análise constante dos gatilhos que desencadeiam em erros.

Lembre-se sempre que as perdas são inerentes ao mercado financeiro, e, o mais importante são as lições que você será capaz de tirar delas para aprimorar seu rendimento. Após lidarmos com centenas de traders que já passaram pelos cursos da WM Manhattan, podemos afirmar que ensinar a parte técnica e operacional é simples. O difícil é controlar o psicológico.

Em suma, não é possível ter ganhos consistentes no mercado financeiro sem conviver com dias negativos. Aprender a ganhar e aprender a perder, talvez sejam os principais desafios no desenvolvimento de um trader.

Rafael Mendes

About Rafael Mendes

Formado em direito, com MBA em Gestão de Projetos e certificado pelo Sebrae em Análise e Planejamento Financeiro. Atualmente, é operador de dólar, índices e ações, além de responsável pela geração de conteúdo da WM e por auxiliar na área educacional.

Leave a Reply