Para ser um trader de sucesso, assim como em qualquer profissão, são necessários empenho, conhecimento e disciplina.

Até alguns anos atrás, o mercado financeiro era de difícil acesso para pessoas que não tivessem muito dinheiro. Operar era caro, os processos eram morosos e, no Brasil, existia pouca informação a respeito do mercado.

Uma das pessoas que facilitou o acesso dos brasileiros à informação e didática sobre investimentos e operações na bolsa de valores foi Márcio Noronha.

Noronha é um dos maiores especialistas em análise técnica do país, e investe na bolsa de valores desde 1967. Após alguns cursos nos EUA, Noronha percebeu a escassez de conteúdo a respeito de mercado financeiro e começou a traduzir obras estrangeiras para o português, contribuindo para o crescimento dessa área no país.

Se antes o acesso ao conhecimento era restrito, hoje temos acesso a todo tipo de informações, graças à tecnologia. Com isso, é importante saber filtrar o que é válido e o que não acrescenta conteúdo. É preciso buscar sempre fontes confiáveis e não se esquecer que os livros essenciais na busca por conhecimento.

Neste texto, traremos livros que você deve colocar na sua lista, se deseja aprofundar seus conhecimentos em mercado financeiro para atuar como trader ou como investidor.

01- Análise Técnica Explicada – Martin J. Pring

É um livro indicado para quem já opera na bolsa de valores e já tem alguma experiência com o mercado, mas procura mudar de patamar. Pring trás uma abordagem mais ampla das oportunidades de gerar lucro através da utilização de gráficos para tomada de decisão. Explica também como se desenvolvem os ciclos econômicos sob a ótica da análise técnica.

Saber interpretar o comportamento dos preços através da análise gráfica é primordial para investir de forma eficiente.

02- Ações Comuns, Riscos Extraordinários – Philip Fisher

Um dos maiores clássicos da área de investimentos em ações. Este livro foi escrito em 1958 e contém lições de investimento ainda contemporâneas. Nele, Fisher registra e explica seu método para escolher e aplicar em ações.

Entender a forma com que investidores experientes tomam suas decisões auxilia muito na formação de estratégias.

03- Rápido e Devagar – Daniel Kahneman

Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia, questiona nesse livro a ideia de que a nossa tomada de decisão é essencialmente racional. O autor explica que o ser humano possui duas formas de pensar: uma é lenta, lógica e deliberativa; a outra, rápida, emocional e intuitiva. Esse tema é de extrema importância para os traders, já que o dia a dia da profissão exige a tomada de decisão a todo momento.

04- Reminiscências de Um Especulador Financeiro – Edwin Lefèvre

Nesse livro, Lefèvre conta a história de Jesse Livermore, um grande especulador americano que atuou no mercado no início do século XX. Aproveitando a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, Livermore ganhou milhões através de operações no mercado financeiro, porém também perdeu fortunas. O livro mostra como é importante que se faça uma boa administração do patrimônio antes de arriscar tudo na bolsa de valores como se fosse um jogo.

O planejamento financeiro é parte fundamental na vida do trader. É preciso definir de forma bem clara os objetivos diários e as perdas máximas aceitáveis.

05 – Berkshire Hathaway Letters to Shareholders – Warren Buffet

Apesar de ainda não existir uma versão traduzida para o português, é um livro que vale a pena caso seu inglês seja fluente. O livro reúne cartas escritas de 1965 a 2012 pelo próprio Warren Buffet para acionistas de sua empresa. Além de um conteúdo de grande importância para traders, é uma leitura agradável, já que Buffet explica seus conceitos de forma simples nas cartas.

Apesar de muitos traders não darem enfoque à análise fundamentalista para basear seu operacional, sua compreensão é de suma importância para quem deseja obter ganhos de forma consistente.

06- Charlie Munger: o pensamento e a trajetória do bilionário sócio de Warren Buffet – Janet Lowe

Muito se lê e se fala sobre Warren Buffet. Porém, poucos conhecem o também bilionário Charlie Munger, parte de extrema importância para a construção da fortuna da Berkshire Hathaway. Munger é um dos mais bem-sucedidos investidores da história. Esse livro destaca de maneira simples e objetiva seus princípios de investimento.

07- The Disciplined Trader – Mark Douglas

Esse é um livro clássico lançado nos anos 90, em que Mark Douglas conta como perdeu quase tudo por conta de más decisões em trades. Por isso, fez uma autocrítica e estudou a psicologia por trás do mercado financeiro, até entender que suas emoções, principalmente o medo, o levavam a tomar decisões erradas na hora de operar.

É uma leitura interessante, real e agradável, já que Douglas foi um trader escrevendo para traders que se identificarão com as situações relatadas no livro. O livro foca bastante na importância de se ter uma metodologia bem definida. Além disso, a noção de que, com o mercado aberto, não é hora de analisar, e sim, executar o que foi planejado previamente.

Rafael Mendes

About Rafael Mendes

Formado em direito, com MBA em Gestão de Projetos e certificado pelo Sebrae em Análise e Planejamento Financeiro. Atualmente, é operador de dólar, índices e ações, além de responsável pela geração de conteúdo da WM e por auxiliar na área educacional.

Leave a Reply