O número de brasileiros que investem na bolsa de valores é cada vez maior. Mas afinal, quais são as maiores bolsas de valores do mundo? A B3 está entre elas?

Hoje, a B3 se situa na 18ª posição no ranking das maiores bolsas de valores do mundo, mesmo figurando entre as 10 maiores economias do mundo, de acordo com o FMI.

Neste texto listaremos as dez maiores bolsas de valores do mundo, em capitalização de mercado.

01- New York Stock Exchange (NYSE)

A NYSE é a Bolsa de Valores de Nova York, situada no famoso centro financeiro de Wall Street. Fundada em 1792, hoje é a maior bolsa de valores do mundo. Lá, são negociadas ações das maiores empresas americanas, além de outros ativos de alcance global.

02- NASDAQ

Em segundo lugar entre as maiores do mundo, também nos Estados Unidos se encontra a NASDAQ, a bolsa de valores com foco em empresas de tecnologia. Foi criada em 1971, com o objetivo de controlar melhor o setor de tecnologia, com maior regulamentação e transparência. Desde o início, suas operações são feitas de forma eletrônica e automatizada. Um detalhe interessante é que, apesar de ser menor que a NYSE em valor, o volume diário de transações da NASDAQ é maior.

03- Tokyo Stock Exchange

Como um dos maiores polos de tecnologia do mundo, não é surpresa que a bolsa de valores de Tóquio esteja entre as mais importantes do mundo. A TSE foi criada em 1878 e, em 2006, incorporou a Bolsa de Valores de Osaka, formando a configuração atual. Nela são negociadas ações das maiores empresas japonesas, como Toshiba, Toyota, Nissan, entre tantas outras.

04- London Stock Exchange

A LSE é a principal bolsa de valores da Inglaterra e a maior da Europa. Nela, são negociados ativos de mais de duas mil empresas, transnacionais e britânicas. A LSE foi criada em 1801 e desde então é uma das mais importantes do mundo.

05- Shangai Stock Exchange

A SSE é uma das mais jovens entre as principais bolsas de valores do mundo. Foi criada em 1990 e é governada de forma direta pela China Securities Regulatory Commission (CSRC). Com o impressionante crescimento do mercado Chinês, a SSE teve um rápido crescimento até se tornar uma das maiores do mundo.

06- Hong Kong Stock Exchange

A poderosa China possui não só uma, mas três bolsas de valores entre as mais importantes do mundo (veremos em seguida a terceira). A bolsa de Hong Kong é mais antiga que a de Shangai, porém com capitalização menor.

07- Euronext

A Euronext é a bolsa de valores de um grupo de países europeus (Bélgica, Portugal, França, Holanda, Reino Unido) com Estados Unidos. Foi criada em 2000 e em 2006 se uniu à NYSE, se tornando a NYSE Euronext.

08- Toronto Stock Exchange

A TSX é a maior bolsa de valores do Canadá e a terceira maior do continente americano. Foi criada em 1852, quando um grupo de empresários se reuniu com a intenção de criar uma associação de corretores.

09- Shenzen Stock Exchange

A terceira maior bolsa de valores chinesa é situada em Shenzen. Possui mais de 1700 empresas cadastradas e movimenta mais de US$2,2 trilhões.

10- Frankfurt Stock Exchange

A bolsa de valores de Frankfurt é a maior bolsa de valores da Alemanha, movimentando cerca de 90% das negociações de ativos do país.

Rafael Mendes

About Rafael Mendes

Formado em direito, com MBA em Gestão de Projetos e certificado pelo Sebrae em Análise e Planejamento Financeiro. Atualmente, é operador de dólar, índices e ações, além de responsável pela geração de conteúdo da WM e por auxiliar na área educacional.

Leave a Reply