De tema de Hollywood a escândalos bilionários, a bolsa de valores faz parte do imaginário de muitos. Alguns com uma visão sonhadora da vida fácil, onde em um estalar de dedos, milhões são criados. Enquanto outros com uma visão mais cética, em que a bolsa é para jogadores e milionários.

A verdade é que devido à nossa cultura no Brasil, poucas pessoas sabem o que de fato se faz na bolsa de valores e como esse mercado funciona. Com isso, muitos dos que se aventuram nesse mundo financeiro acabam falhando e contribuindo ainda mais para a criação de uma imagem negativa da bolsa de valores. Estatísticas apontam, por exemplo, que a grande minoria das pessoas físicas que investem em renda variável conseguem ser bem-sucedidas. Mas por que outras falham? O principal motivo é o mesmo pelo qual 30% das empresas encerram suas atividades até o segundo ano e 60% até o quinto ano de atividade. Infelizmente as pessoas, assim como a maioria das empresas, não se preparam como deveriam.

operar na bolsa de valoresO planejamento inicial através de um plano de negócio, contendo uma pesquisa de mercado e visão de longo prazo são cruciais, no mercado financeiro não é diferente. Antes de começar a operar na bolsa de valores, o aspirante a trader deve se preparar.

A seguir vamos falar um pouco por onde começar:

Planejamento de longo prazo

O primeiro passo para o aspirante a operador é se planejar e como em qualquer carreira o planejamento é de longo prazo. É comum pessoas que tomam conhecimento desse mercado esperarem resultados instantâneos, mas esses são exatamente os que entram para estatística do fracasso. Para um engenheiro ou medico são anos de dedicação e estudo,  um aspirante a trader não deve esperar algo diferente de sua carreira. Ele deve estar ciente que serão anos no processo de aprendizagem e mais alguns anos até adquirir consistência de resultados.

Por isso planejamento financeiro é essencial para prevalecer. Devido não só ao investimento necessário em educação e treinamentos de capacitação, mas também a manutenção do custo de vida e capital para seu desenvolvimento prático. Um planejamento bem feito e considerando as variáveis: investimento, tempo e metas, é sem dúvidas o primeiro passo para o sucesso do aspirante a operador de mercado.

Pesquisa de Mercado e capacitação

Feito o devido planejamento é preciso entender como funciona a bolsa de valores, sua função, suas regras, os tipos de operações que podem ser realizadas, seus produtos (ativos) e seus participantes. Além disso é importante buscar uma metodologia na qual o trader vai se basear na hora da sua tomada de decisão. Ele pode optar por exemplo pela Análise Técnica, Fundamentalista, Leitura de Fluxo, ou uma combinação entre elas. Todas detêm o mesmo objetivo: refinar a tomada de decisão sobre suas operações, mas cada uma com abordagens completamente distintas. Por isso o ideal é que o operador conheça todas elas e decida de acordo com seu julgamento. Podendo ainda optar por utilizar por todas elas de acordo com o prazo da operação que se está realizando.

Geralmente operações de longo prazo são melhores analisadas por meio da análise fundamentalista. Enquanto operações de curtíssimo prazo, como na modalidade day-trade, a análise de fluxo de ordens é mais pertinente.

Por fim, mas talvez o mais importante, vem a parte psicológica. Ela é fator fundamental para um trader da bolsa de valores, uma vez que o preparo emocional é crucial para o seu desenvolvimento profissional. Momentos de muita pressão e stress são recorrentes. Por isso é necessário saber manter a calma e a concentração, melhorando a capacidade de tomar decisões de forma acertada. A habilidade comportamental e a inteligência emocional, são algumas das principais habilidades de um operador de sucesso.

É importante saber que essa profissão exige disciplina, dedicação e foco. E que nesse mercado a ilusão do dinheiro fácil é para amadores (ou talvez perdedores). Por isso, planeje-se e capacite-se que o sucesso lhe aguarda!

Sanzio Cunha

About Sanzio Cunha

Administrador com especialização em gestão de empresas. Trader de Futuros e Bovespa, é gestor da WM Manhattan e carrega consigo mais de dez anos de experiência com comércio exterior em mercados como China, Estados Unidos e França.

Leave a Reply