Muita gente ao ver no meu facebook que sou trader e que estou na WM Manhattan vem me perguntar se é realmente possível viver de day trade. Muitos para saber sobre os caminhos a serem percorridos para se tornar um trader profissional. Outros também vêm me perguntar se conheço outros cursos e treinamentos do mercado e qual o diferencial da WM.

Vou começar contando um pouco minha história

Sou formado em ciências sociais. Sim, não parece ter muita relação, certo? Aqui no escritório presencial eu conheci pessoas que saíram das mais variadas profissões. Designers, advogados, publicitários, administradores, biólogos, engenheiros, entre outros. É uma profissão que não depende da sua formação universitária.

Demorei para conseguir terminar minha graduação e estava em crise, sem saber o que faria a seguir. Foi então que conversei com um amigo que estava começando a aprender day trade na bolsa de valores.

Me animei com a ideia. Fiz alguns cursos, vasculhei todo o conteúdo gratuito do Youtube, analisei o discurso de cada empresa que oferecia treinamento no mercado.

Como conheci a WM

Foi então que encontrei o Pedro Rabelo. À primeira vista impressionavam os altos valores que ele fazia diariamente no mercado. Um dos primeiros vídeos que vi foi uma entrevista em que ele contava como bateu o recorde do André Antunes. O fato de que ele operava ao vivo com a tela dele aberta para todos verem o que ele estava fazendo também era impressionante.

O mais interessante de ver na oportunidade que tive de acompanha-lo operando diariamente: Pedro não era infalível. Vi ele perdendo valores quase tão grandes quanto os que havia visto ele ganhar. E ele parecia tranquilo vendo aquelas perdas na tela. Mesmo assim eu via ele cometendo erros de comportamento em seu operacional.

day tradeResolvi sair da minha cidade no interior de São Paulo para Belo Horizonte, planejando ficar três meses na cidade e aprender um pouco com ele. Não, não foi um movimento tão ousado assim. Eu nunca havia trabalhado até então e meus pais tinham condições de sustentar meus gastos enquanto eu me desenvolvia profissionalmente. Aqui em Belo Horizonte conheci pessoas que largaram seus empregos e que tinham um montante limitado, que haviam acumulado poupando de seus salários, para sobreviver e pagar as contas até atingirem a consistência operando no mercado financeiro.

O que, além dos valores que eu via Pedro Rabelo fazer ao vivo no mercado, me atraiu na WM Manhattan? Acredito que foi principalmente a honestidade e transparência da empresa. Eles não me venderam a ideia de que eu ficaria rico em um mês. Não me venderam a ideia de que seria fácil, de que não teria riscos. Não me prometeram nem mesmo que eu alcançaria a consistência.

Posso me considerar um trader consistente?

Já estou há quase 11 meses aqui e não posso dizer ainda que sou super bem-sucedido no day trade. Meus mentores aqui sempre me disseram que poderia demorar 1 ano ou até 2 anos para que eu começasse a ter resultados consistentes na bolsa de valores.  E mais do que isso, não estou insatisfeito porque evolui muito. Não tenho dúvidas de que sei muito mais hoje do que sabia quando entrei aqui.

Por maior que seja meu mérito, a convivência com outros traders aqui na WM Manhattan foi essencial para meu aprendizado. Sim, outros traders. Porque eu tinha, como muitos, a ideia de que eu chegaria aqui para aprender com Pedro Rabelo. Mas eu pude logo perceber que o maior valor da empresa não estava na figura de um único trader, mas no aprendizado mútuo com todos os alunos e professores.

Para quem é o Day trade?

Day trade pode ser para qualquer um. Mas isso não vai depender de ninguém mais do que vai depender de você. A WM Educacional vai entregar o material mais completo e o melhor acompanhamento diário do mercado. Mas só isso não vai garantir que uma pessoa se torne um day trader profissional.

Nunca deixo de repetir sempre que me perguntam sobre ser um trader: A técnica não vai ser difícil de aprender. Em poucos meses você pode ter a mesma leitura de mercado que qualquer um dos traders sêniores da empresa.

O que vai separar o trader consistente do inconsistente não vai ser sua análise de mercado, sua estratégia. Mas seu comportamento e seu emocional. É por isso que para uns, 6 meses é o bastante para atingir a consistência e para outros pode demorar 2 anos.

O melhor do treinamento da WM Manhattan é que quando você compra o serviço, você não tem apenas um curso gravado. Aqui você terá diariamente, seja presencialmente ou através de nosso canal de áudio no Teamspeak, traders com quem conversar e com quem aprender. Terá pessoas para analisar seu desempenho e para te ajudar a se conhecer e desenvolver seu próprio plano e seu próprio operacional.

Como ser um trader consistente?

O trader consistente não é aquele que encontrou a estratégia infalível. É o que segue aquilo que estabeleceu como plano. É aquele que sabe gerenciar o risco de suas operações na bolsa de valores. É principalmente aquele que entende que não vai acertar todas as vezes. Mas que para alcançar sua meta no fim do mês terá que acertar mais do que errar, ou acertar ganhando muito e errar perdendo pouco.

Lembre-se sempre: Em nenhuma profissão é diferente. Você não se torna um médico ou um advogado do dia para noite. E também não faz isso de graça. Encare sempre as perdas que você vai ter no começo (sim, elas vão existir) como um investimento na sua educação.

Você pode fazer tudo isso sozinho. Mas o aprendizado e a evolução vão ser exponencialmente mais rápidos, se você estiver compartilhando suas conquistas e suas frustrações com a gente aqui na WM.

Lucas Carvalho Ferreira

About Lucas Carvalho Ferreira

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, é investidor e day trader nos mercados de ações e derivativos desde 2017. Atua como professor na área de criptomoedas, na WM Educacional, e na produção de conteúdo da empresa.

2 Comments

Leave a Reply