A taxa Ptax, é uma taxa de câmbio calculada e divulgada todos os dias pelo Banco Central do Brasil e serve como referência para o mercado em diversos tipos de contratos que tem como base o Dólar Americano.

Como a PTAX é calculada?

Desde o dia 1º de julho de 2011, a Ptax é calculada através de consultas denominadas “prévias” que são feitas diariamente aos dealers de câmbio. Essas consultas duram 2 minutos e são realizadas de forma automática e randômica pelo BACEN. Em 4 janelas horário de 10 minutos às 10h, 11h, 12h e 13h. Dessas consultas são desconsideradas as duas maiores e as duas menores e então é calculada a média aritmética das taxas obtidas de cada, tanto para compra quando para venda. E é divulgada imediatamente após o fechamento de cada janela no site do BACEN.

A divulgação da taxa oficial que é a média aritmética das 4 consultas do dia é realizada às 13h logo após a última consulta.

A ideia dessa metodologia é que a formação da taxa seja transparente e menos manipulável por parte dos agentes.

Impacto da PTAX no mercado:

Devido à relevância e aos diferentes interesses envolvendo a taxa Ptax, ao se aproximar das janelas de consulta é comum que haja um volume maior de negócios já que os agentes envolvidos no mercado tendem atuar nele de forma a garantir uma taxa mais vantajosa aos seus interesses.

Críticas à metodologia PTAX

Muitos agentes do mercado criticam essa metodologia por se concentrar apenas no horário da manhã. Dessa maneira fica concentrada a maior quantidade de operações do dia nesse horário. Além de gerar uma perda de representatividade desta taxa uma vez que devido a diferença de fuso horário. Muitos agentes estrangeiros só começam a operar após as 13h.

Sanzio Cunha

About Sanzio Cunha

Administrador com especialização em gestão de empresas. Trader de Futuros e Bovespa, é gestor da WM Manhattan e carrega consigo mais de dez anos de experiência com comércio exterior em mercados como China, Estados Unidos e França.

One Comment

Leave a Reply