Os 13 Erros comuns do trader iniciante

Poderíamos passar vários dias elencando e discutindo sobre erros cometidos, mas vou focar naqueles que vi pessoalmente um trader iniciante (inclusive eu) fazendo no início dessa carreira. Nesse artigo não quero ditar verdades, quero compartilhar as minhas vivências na trajetória até ser um trader profissional. Vamos a eles?

1 – “Se eu fizer isso X dias seguidos, em Y meses estarei com Z mil Reais”

trader iniciante que tem um retorno financeiro expressivo em um dia logo tem o pensamento. “Se eu fizer isso todos os dias, daqui há alguns anos vou estar milionário”. O que ele esquece é que a evolução financeira em um mercado de renda variável, obviamente, é variável. Ou seja, vão vir os dias de perda. Além disso a dinâmica do mercado muda com o tempo, dessa forma, mesmo que o profissional tenha uma metodologia consistente, o mercado vai mudar e ele precisa se adaptar.

2 – Trader Iniciante acha que não vai ter chefe

É comum muitas pessoas serem atraídas para o mercado financeiro motivados pela liberdade financeira e de horário. Muitas pessoas até brincam com a hashtag #vidadetrader, postando em redes sociais como se a profissão não tivesse um chefe. Pois saiba, meu amigo, que você vai ter chefe. O implacável de todos. Um que vai apontar o dedo na sua cara, e vai te colocar frente a frente com seus maiores defeitos e medos. Mas se você respeitá-lo: ser pontual e assíduo como ele te exige. Gerar resultados consistentes e de qualidade para ele. Saiba que que ele pode se tornar seu melhor amigo. Esse chefe se chama “mercado”, aquele que paga o seu salário se você tiver comprometimento com ele.

3 – Focar no resultado financeiro e no resultado de terceiros

Você estaria mentindo para mim se dissesse que uma das coisas que te atraiu para o mercado não foi o financeiro. Quem nunca ficou mexido quando viu um financeiro expressivo de algum trader mais experiente? O erro está exatamente em se comparar com esse financeiro. Ao fazer isso, estamos tirando o foco do que realmente importa: Como que esse trader chegou nesse patamar? Quantas horas ele não teve que dedicar no passado para chegar onde está hoje? O que o trader iniciante precisa entender é que o financeiro é somente consequência. O que importa não é quanto um trader faz, mas como ele faz com consistência!

4 – Focar nos obstáculos e não no processo

Dentro de uma mesa proprietária vi vários traders entrarem e, após alguns meses, desistirem. Algo comum neles era o discurso constante sobre os problemas e dificuldades que surgiam. Vamos falar sério: você é um trader iniciante e já quer colher resultados? Vou me colocar como exemplo:

Antes de vir para a mesa eu já operava de casa (na conta real). Nesse período era um perdedor consistente, eventualmente ganhava alguma coisa. Mudei tudo na minha vida, inclusive de cidade, para focar no trading. Na mesa usava-se uma plataforma diferente da que eu operava e aí tudo começou. Passei o primeiro mês procurando uma configuração de tela na nova plataforma que fosse confortável para a leitura de fluxo que eu já fazia. Nesse primeiro mês, ainda bem que no simulador, não teve um dia se quer que eu terminasse positivo.

O processo de trade

Vamos raciocinar juntos. Você já opera, tem alguma leitura de mercado e, ao mudar, você passa a não enxergar as mesmas coisas no mercado. Não tem um dia positivo e passa um mês inteiro para achar uma configuração de tela enquanto outros traders já estão até indo para a conta real? No mínimo desesperador. Mas eu já tinha o mindset do processo. O cara que mais fazia financeiro, Pedro, repetia “quem fizer assim e confiar, vai evoluir!”. Sim, ele estava ensinando o “como” ele chegou onde chegou, nem todos percebiam isso. O processo se resume a três elementos diários:

  • Estudo: aprender tudo que está envolvido e tem causalidade com o ativo que você opera. Aprender tudo que envolve a sua parte psicológica.
  • Prática: estar na frente da tela o dia todo, clicando e testando o que pode funcionar para você. Não é clicar por clicar, é clicar com objetividade.
  • Revisão: assistir a gravação de tela do que você fez no dia. Entender onde pode melhorar e onde o mercado deu oportunidades que você não conseguiu enxergar durante o dia. Se tem processo, tem como mensurar, se tem como mensurar, tem como evoluir!

5 – Pensar no curto prazo

Não pensar no processo é um sinal de pensamento no curto prazo. Muitos traders desistem antes ou não se planejam para passar pelo menos 1 ano aprendendo. Mas esse tópico vai um pouco mais a fundo e típico do trader iniciante: pensar trade a trade e não em uma sequência de trades.

Quando se pensa em trade-a-trade o trader iniciante toma uma operação como questão de vida ou morte.

Medo, angústia, euforia e arrogância são sintomas claros desse pensamento. O trader acaba não stopando a operação, pois na cabeça dele só existe aquela operação. Ele até sabe que existem outras oportunidades, mas no subconsciente dele está escrito que é aquela operação em específico que tem que dar certo.

Não é uma operação única que vai fazer você se tornar rico, mas uma sequência de operações em que sua metodologia operacional se mostra consistente. Todo trade tem 50% de chance de dar lucro ou prejuízo, ou seja, não é nenhum mérito ganhar em um trade, qualquer um pode conseguir tal feito, basta clicar! Mas é total mérito e um indicativo de consistência ganhar em 60% das operações em um mês.

Quando você pensa na sequência, você não se importa se o próximo trade vai dar lucro ou prejuízo, pois você sabe que no longo prazo, na sequência de trades, sua metodologia operacional é vencedora.

6 – Achar que o dinheiro real está na tela

Outro erro comum do trader iniciante é achar que basta sentar na frente da tela e clicar todos os dias que o resultado uma hora vai aparecer. O que dá, ou te tira dinheiro de verdade está fora da tela. Está antes de o mercado abrir e pode ser resumido em preparação:

  • Preparação operacional: você já possui uma metodologia vencedora com a qual você sabe como tirar dinheiro do mercado? Quem não sabe o que, e como procurar sinais de compra e venda no mercado, acaba achando o gosto amargo da perda. Ter um registro de suas operações no início, sabendo o que e quando funciona é essencial para a evolução.
  • Preparação mental: não adianta sentar para clicar se sua cabeça não está em ordem. Não adianta entrar em uma operação se você está preocupado com as contas no fim do mês ou, ainda, se naquele dia em específico você está com baixo auto-estima. O mercado vai ser implacável com você no momento em que você baixar a guarda.
  • Preparação física: pode parecer besteira, mas se você não dormiu ou se alimentou bem, por exemplo, o lapso mental resultante vai estar presente no seu operacional.

7 – Achar que aumentar o volume operacional trará mais dinheiro

Extremamente clássico no início: “Preciso de mais contratos/ações para meu operacional dar certo. Preciso ver dinheiro na tela!”. Se você não respeita o financeiro e não é consistente em ganhar dinheiro com 1 contrato/100 ações, não é aumentando o volume operacional que você vai instantaneamente fazê-lo. Se você não teve dedicação e competência para ganhar dinheiro com o menor volume que o ativo permite, não é aumentando esse volume que você vai ser tonar vencedor. Uma frase que ouvi resume bem essa história: “Só vai cavar a cova com uma pá maior!”. Ou seja, ao invés de durar mais tempo aprendendo, seu dinheiro vai mais rápido para o ralo, encurtando seu tempo de vida no mercado!

erros comuns de trader iniciante8 – Atirar para todo lado

É o famoso trader “formiguinha”: está em todos os lugares e só consegue carregar um pequeno farelo do bolo, não importa qual é a parte do bolo.

O trader iniciante acaba clicando em todos os movimentos de preço do ativo, sem nenhuma qualidade. Sem nenhuma forma de mensuração se o que está fazendo é consistente ou não. Insatisfeito com os resultados, pergunta a outros traders o que eles usam para operar e passam a tentar estratégias de terceiros.

Testam a estratégia por uma ou duas semanas, o mercado muda, e então param para pensar “calma aí, talvez eu esteja no ativo errado”. Então pula para outro ativo na esperança que algo dê certo. Não me leve a mal, aconselho que você teste e opere vários ativos, afinal, você é trader. Mas se torne especialista em algum ativo e em alguma estratégia. Isso nos leva também ao próximo erro do trader iniciante.

9 – Não conseguir ganhar dinheiro sem operar

Mas como assim ganhar dinheiro não operando? “Não operar também é operar!”. O iniciante não consegue entender que ele ele não precisa estar envolvido em todos os movimentos do mercado para fazer dinheiro. A consequência? Gasto de energia e stress desnecessários. Anota aí: ao não operar você está guardando energia para fazer dinheiro de verdade quando aquela oportunidade, na qual você é bom, aparecer! Agora repita esse comportamento no longo prazo, não perdendo dinheiro com cliques desnecessários e indo para cima quando sua vantagem no mercado aparecer. É dessa forma que se faz dinheiro com consistência!

10 – Não conhecer e respeitar suas ferramentas de trabalho

Uma pergunta típica do trader iniciante: “se a internet cair, onde está meu stop?”. Não se sinta envergonhado se você já fez essa pergunta, sinal que você está interessado dar um passo a frente. Vou me colocar mais uma vez como exemplo:

Operava no simulador, ainda por gráficos, e estava (achava eu) vencedor em pegar rompimentos de canais. Bastava colocar uma ordem stop no topo ou base do canal que, assim que houvesse o rompimento, eu já estaria no trade a favor do mercado. Assim que fui para a conta real percebi, depois de 5 perdas seguidas, que minhas entradas estavam acontecendo antes do que costumava ser no simulador. Com isso, ao invés de pegar o rompimento, eu estava operando o canal ao contrário. Ou seja, da forma que se perde dinheiro.

Despreparo? Total! Mas a partir desse dia passei a ‘fuçar’ todas as funcionalidades disponíveis nas plataformas de negociação que usei. Procurei também saber qual o caminho percorrido pela minha ordem desde o momento do clique até a hora em que aparecia na tela como negócio realizado.

E, mais importante, passei a ter mais respeito pela principal ferramenta de trabalho de um trader: o dinheiro! O trader iniciante nem sempre consegue enxergar. O dinheiro, por menor que seja a quantia, é insumo de trabalho para gerar mais dinheiro!

11 – Achar necessariamente que errou ao ter que stopar um trade

Apesar desse erro tanger um assunto mais complexo, a frase que mais ouço de iniciantes quando saem no prejuízo em uma operação é “eu errei”. Mas será mesmo que você errou?

Você desenvolveu uma metodologia operacional e o mercado mostrou um contexto dessa metodologia para você clicar. Mesmo que tenha saído no prejuízo, você não errou! Desde que você tenha seguido o plano à risca de onde deveria ser a entrada e a saída do trade.

Uma operação gerar lucro ou prejuízo não compete a você. É o mercado que vai determinar para onde o preço vai a partir do momento em que você der o clique de entrada. O que compete a você é seguir seu planejamento.

Se você diz que errou um trade ao sair no loss, mesmo que tenha seguido a risca sua metodologia operacional, que é consistente no longo prazo. Com isso você está alimentando o subconsciente com a informação de que a metodologia não presta ou de que você pode prever o que o mercado vai fazer. Isso, no fim das contas, só acaba gerando frustração.

12 – Ser corajoso na derrota, mas covarde na vitória

Esse erro é tão forte no trader iniciante que até mesmo traders mais experientes, uma hora ou outra, são levados a fazer algo parecido.

O profissional inicia uma operação, o mercado se move bastante contra a posição do trader, mas ele não stopa. Assim que o mercado volta a favor, mas somente um pouco favorável, o trader sai da operação. Em outras palavras, aceitou um grande risco, possível prejuízo caso o mercado não voltasse. Mas em troca de um lucro muito pequeno. No longo prazo a conta não fecha.

O trader mais experiente consegue enxergar com mais clareza: “se eu posso segurar tanto uma posição desfavorável assim, basta eu fazer o contrário”.

É quando ele pára para pensar: “o que eu preciso fazer de agora em diante para estar do outro lado?”.

Mas então, quando o experiente faz algo parecido? Embora o mais experiente não segure tanto operações desfavoráveis, se ele vier de uma sequência de trades perdedores, pode ficar com o psicológico abalado e se tornar mais suscetível a colocar rápido o dinheiro no bolso quando o mercado desenvolver a favor de sua posição. Pois tem a mentalidade na sequência de trades.

13 – Operar por ‘feeling’ (intuição)

Intuição é algo muito importante e que, de fato, dá ou evita que você perca dinheiro. Traders experientes usam isso a seu favor.

Traders iniciantes, muitas vezes, usam isso em detrimento de sua evolução. É comum traders iniciantes falarem coisas do tipo “Agora vai lá no preço X” ou “Estou confiante que vai chegar lá”.

Intuição só é algo válido quando se pode ser explicada por experiências passadas. O trader iniciante não possui tempo de tela suficiente para poder usá-la ao seu favor. Muito pelo contrário, está mentindo para si próprio ao invés de procurar motivações mais objetivas. E não adianta dizer algo do tipo “Já opero há 1 ano” para justificar a intuição. Não é sobre o quanto tempo você opera, mas quanto tempo de tela com objetividade você realmente adquiriu nesse tempo.

Como disse no começo desse post, eu poderia ficar dias e mais dias falando sobre erros clássicos do iniciante, mas procurei focar em temas que nem sempre são abordados com maior profundidade que merecem. Espero que tenha ajudado.

Mesmo depois de ler, você ainda ficou com dúvidas? A WM possui ferramentas que vão te ajudar a se profissionalizar na vida de trader. Elas vão fazer com que você evite incorrer nesses e em outros erros. Confira um dos nossos treinamentos e cursos e veja qual se adéqua mais ao seu perfil.

Eduardo Gomes

About Eduardo Gomes

Mestre em Engenharia Elétrica pelo Institut für Automatiesierungs- und Softwaretechnik (IAS), na Alemanha, com formação em Engenharia de Computação pela UFAM. Atualmente, é operador de dólar futuro e responsável pela WM Educacional.

2 Comments

Leave a Reply